Posts Populares
17
jun
2016

Como está sua autoestima?


Falando sobre: Vida Saudável
como-esta-sua-autoestima-mcarolina

Foto via Visual hunt

Você já parou para pensar como está a sua autoestima? Em um mundo cheio de regras e padrões, com uma excessiva valorização do materialismo, corremos o risco de ficarmos confusos sobre o significado de autoestima. Algumas pessoas pensam que tem a ver com a aparência ou o quão somos populares em relação aos amigos e as outras pessoas. Autoestima vai muito além disso!

Se trata da reputação que criamos de nós mesmos. É o sentimento e a opinião que cada pessoa tem por si mesma e pelo seu interior. É ter consciência do seu valor pessoal, acreditar e confiar em si mesmo. É achar-se merecedor das coisas boas da vida. Cuidar de si e tratar-se muito bem.

Quem tem a autoestima baixa sempre se sente errado, incapaz. Mas tudo isso gira em torno de três coisas fundamentais: auto aceitação, autoconfiança e auto respeito. Isso forma a autoestima. Todos nós somos terríveis de vez em quando. A questão é reconhecer essas falhas e seus pontos fracos, e refletir sobre como melhorar e seguir em frente.

Na adolescência, existe uma forte tendência de baixa autoestima. Eu passei por isso. Não achava que era suficiente. Acreditava que teria que ser como as outras pessoas para ser legal. Eu não confiava em mim mesma. Queria me ajustar aos padrões e as regras. 

Pensando em tudo isso, vou te ajudar a aumentar a sua autoestima. Mas isso não é algo que vai acontecer da noite para o dia. É algo para ser trabalhado todos os dias. Com o tempo, vão deixar de ser dicas para ser algo que está dentro de você.

Perdoe-se

Perdoar a si mesmo talvez seja um dos maiores desafios. Está relacionado com aceitação. As pessoas não se amam por acreditarem ter feito algo terrível, às vezes verdade, mas muitas vezes não. Algumas até se culpam por ter nascido. Aprenda a se perdoar por erros cometidos. Errar é humano!

Pare de exigir a perfeição de si mesmo

Não existe ninguém perfeito. Se você pensa isso, é porque não conhece o outro, não sabe que problemas ele tem, como é a sua vida, quais são seus defeitos. Você não precisa ser magro, ter cabelo liso ou ser como a outra pessoa para ser alguém. Você tem as suas qualidades! Saiba valorizá-las.

Tenha um tempo para você

Não adianta passar a vida inteira cuidando da sua beleza física e esquecer da beleza interior. Ter um tempo para cuidar de você é essencial, pois a beleza sempre vem de dentro para fora. A nossa essência é o que nos faz ser o que somos, e a maneira que levamos nossa vida.

Organize sua vida

Como anda sua vida? Que planos você tem para ela? Talvez seja necessário refletir sobre os seus desejos e suas metas. E o seu guarda-roupa? Está organizado? Muitas pessoas guardam roupas que nunca mais vão usar ou que lembram algum momento, que pode não ser tão bom de ser lembrado. Suas contas estão em dia? Essa organização também inclui uma organização financeira. Já se perguntou por que algumas pessoas parecem não ter problemas? Tudo é uma questão de gestão! Gerenciar os conflitos (internos e externos) pode nos render bons momentos de tranquilidade e … paz!

Valorize o que você tem

O pouco às vezes pode ser muito! Não pense que se tivesse um carro novo, uma casa maior, um trabalho excelente, seria mais feliz do que você pode ser agora. Valorize o que você tem, as pessoas que estão ao seu lado, o conhecimento que você adquiriu. Valorize a sua vida agora, para colher bons frutos para o futuro.

E você? Como lida com a sua autoestima? Comenta ai!

Você também pode gostar:

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


4 comentários

  • Oiiiii,quando eu estava no ensino fundamental tinha baixa autoestima,e sério é tão ruim sentir-se feia e inferior aos outros,mas graças a Deus,hoje em dia sou super de bem comigo mesma e me aceito do jeitinho que sou.Eu acho que a gratidão ajuda demais também,porque quando você se torna grata pelas coisas pequenas da vida,você começa a dar mais valor a você também.Adorei o post.Beijúuuu!

    http://juniaqueiroz.blogspot.com.br/

    • Oi, Júnia. A autoestima baixa é horrível mesmo, mas que bom que você conseguiu superar! Obrigado pelo carinho, beijos.

  • Oi, tudo bem?
    Gostei bastante do texto, é bem isso mesmo. Auto estima não é só uma coisa isolada, mas sim várias, se uma não vai bem o restante acaba não indo também. Eu estava com alguns probleminhas de auto estima até uns tempos atrás, mas graças a Deus as coisas foram se acertando e agora to conquistando ela de novo <3
    Beijos

    • Oi, Bárbara. Que bom que tudo se resolveu. Obrigado pelo carinho, beijos.