Posts Populares
23
abr
2018

6 princípios fundamentais do Design


Falando sobre: BEDADesign

Os princípios, ou conceitos, se preferir, são muito usados em design e também pode ajudar quem não é da área para montar apresentações, um texto ou qualquer outro tipo de projeto. Além das palavras ou imagens que são utilizadas, os princípios são usados para transmitir uma mensagem. Podem ter vários estilos e composições.

Como alguém aplica esses princípios determina o sucesso de um projeto, a eficácia da mensagem que foi transmitida e se o design é atraente ou não. No post de hoje, eu vim trazer quais são esses princípios e como eles são utilizados.

 

Unidade / Harmonia

As conexões que são criadas por alguém quando vê vários elementos em uma página ou projeto.

  • Proximidade: O vínculo que é criado entre os elementos. Mais próximos sugere que são conectados, separados sugere uma diferença. Ex.: frases juntas em um parágrafo, sugerindo ser a mesma ideia.
  • Similaridade: A capacidade de como o elemento parece igual ou parecido aos outros elementos. Se trata da tendência quase que natural de relacionar os elementos que se parecem. Ex.: cor, dimensão.
  • Continuação: A sensação de uma linha ou padrão que se estendem. Se entende pela sucessão dos elementos e também sobre o fluxo que esses mesmos elementos seguem, quando dão a impressão de seguir uma direção.
  • Repetição: Os elementos sendo copiados ou imitados várias vezes. Não se trata basicamente de sair repetindo os elementos e sim, de ter um padrão.
  • Ritmo: Quando elementos possuem aspectos em comum (como posição, cor, tamanho) que de alguma forma esteja em um padrão.

Balanço

É o princípio do equilíbrio entre os elementos, ou seja, de que forma estes elementos estão dispostos.

  • Simetria: Quando os elementos são organizados de formas semelhantes em ambos os lados. Consiste em fazer com que algo seja feito com todas as partes opostas iguais só invertendo a posição.
  • Assimetria: Quando os elementos se diferem em formato, mas ainda mantêm o equilíbrio visualmente.
  • Radial: Quando os elementos são organizados em torno de uma forma circular.

Hierarquia

Mostra, a partir da disposição dos elementos, qual deve chamar a atenção primeiro, assim como ser um guia para o leitor, por onde começar.

  • Árvore: Elementos dispostos como uma árvore tendo ramificações sendo os próximos níveis e sub-níveis.
  • Ninho: Elementos que estão interligados e é a partir deles que suas ramificações são criadas.
  • Peso: Elementos com o mesmo peso, que pertencem à mesma classe de posições hierárquicas. Podemos utilizar o tamanho que o elemento ocupa numa posição para se destacar.

Escala / Proporção

Um dos papéis importantes na construção de uma composição visual. A partir do princípio do tamanho e da proporção que é possível estabelecer relações de importância e organização.

  • Tamanho: Elementos de diferentes tamanhos que se relacionam de formas diferentes.
  • Proporção: Elementos que são apresentados com uma certa proporção para trazer uma harmonia visual.
  • Divisão: É bem parecido com a proporção, quando mostra que dividir elementos nos espaços da composição ajuda na questão do equilíbrio.

Domínio / Ênfase

  • Destaque: Quebrar qualquer regra hierárquica para dar destaque para algum elemento específico.
  • Cor: Utilizamos cores para diferenciar elementos com aspectos semelhantes, como por exemplo, as formas.
  • Tamanho: O tamanho do elemento também pode diferenciá-lo dos outros elementos para atrair o foco de quem está vendo.

Similaridade / Contraste

O contraste acontece com elementos diferentes e quanto maior é essa diferença, maior é o contraste. Os tipos mais comuns para se criar um contraste é com tamanho, cor, valor. Utilizamos o contraste para dar ênfase ao que é importante e direcionar o olhar de quem está vendo. Uma página sem contraste pode confundir e deixar o observador perdido.


Como eu já disse algumas vezes, vim trazer para vocês algo que eu também estou aprendendo. Não estou na faculdade de Design no momento, mas quem me conhece sabe que é um dos meus maiores sonhos, que com toda certeza um dia eu vou realizar. Mas enquanto esse sonho não se realiza, vou aprendendo tudo que posso.

Você gosta de aprender mais sobre o Design? Comenta aí o princípio que você mais gostou!

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


2 comentários

  • Olá! Sempre gostei muito de design, desde os meus slides pra faculdade ou pros posts no meu blog. Inclusive graças ao blog eu só fico cada vez mais interessada, então posts assim são super úteis pra mim. Os princípios de escala e proporção foram os que mais gostei porque nem sempre tenho certeza sobre o tamanho das coisas, o que deixar maior ou menor, enfim. Vou acompanhar as próximas postagens 🙂

    Bjs
    Gih

    • Que bom que gostou, esse é um tema que eu gosto muito. Obrigada pelo carinho <3