Posts Populares
07
jun
2017

Como mudar do WordPress.com para o WordPress.org


Falando sobre: Tutoriais
Mudar do WordPress.com para o WordPress.org | MCarolina.com.br

Foto por: Kelly Brito

Você finalmente decidiu criar o seu blog! Decidiu reunir suas ideias e conteúdo em um só lugar. Então você deu de cara com diversas plataformas: Blogger, WordPress.org, WordPress.com, etc. Escolheu o último (WordPress.com), seja por qualquer razão, na maioria das vezes, financeira $$. Só que ninguém te avisou que você não poderia inserir Widgets HTML, ter um layout personalizado ou que você encontrou na internet. Não tinha como nem colocar deixar o seu site mais fácil para monetizar. Mas você tem o seu público e quer deixar o seu blog ainda melhor para eles. O que fazer?

Resposta: Você precisa mudar do WordPress.com para o WordPress.org. Eu mesma já passei pela experiência de ter um blog no WordPress.com. Foi quando eu saí do mundo Uol (zip.net) e decidi procurar o tal WordPress que todos falavam. Só que na época, eu não sabia a diferença entre os dois e acabei caindo no WordPress.com. Pensem na decepção que eu tive com a falta de liberdade de personalização, logo eu, que vivia fazendo meus layouts em meus vários blogs do Uol.

Hoje eu vou te ajudar a sair desse “pesadelo” e ter muito mais liberdade com o seu blog! Vamos lá?

Escolha uma hospedagem e um domínio

Existem várias plataformas de hospedagem e você pode encontrar em uma simples pesquisa. Encontre o que melhor se encaixa no seu orçamento. A maioria das hospedagens fornecem uma fácil instalação do WordPress.org, com poucos cliques. A hospedagem que eu uso é a Nuvem Hospedagem e no final do post você encontra um cupom de desconto, com um mês de graça para vocês!

Se você não tiver domínio, vale a pena investir um pouco para ter o seu blog registrado. O que eu uso é o Registro.br, mas existem muitos outros que você pode escolher. A própria Nuvem Hospedagem oferece um serviço de compra de domínio, fica ainda mais fácil!

Salve o conteúdo do seu blog

Hora de exportar o seu conteúdo do WordPress.com, para que você não perca nada quando for para o WordPress.org. Vá para o seu Painel, vá para “Ferramentas” e depois para “Exportar”. Selecione “Todo conteúdo” e aguarde um pouco para completar. Salve o arquivo em algum local acessível (como sua área de trabalho), para que você possa encontrar facilmente quando for para o WordPress.org.

Instalando o WordPress

A instalação do WordPress na maioria dos sites de hospedagem será muito parecida ou igual. Não é nada muito difícil, mas se você não conseguir, pode pesquisar algum tutorial na internet (Recomendo esse tutorial). Após a instalação, você receberá suas informações de login e você estará pronto para continuar a exportação.

Importe o conteúdo

Uma vez que sua instalação está completa, entre no seu novo Painel e então vá para “Ferramentas” e selecione “Importar”. Selecione WordPress * e selecione o arquivo que você exportou. Espere alguns minutos e voilá, todo seu conteúdo estará na nova plataforma.

* Também é possível importar conteúdo do Blogger, prometo fazer um post sobre como fazer a mudança.

Defina seu site antigo do WordPress como particular

Enquanto espera que seu conteúdo e domínio mudem para sua nova hospedagem (que pode demorar até uma semana), certifique-se de configurar o seu site WordPress.com como privado. Volte para o site WordPress.com, selecione “Configurações” e em “Visibilidade do site“, selecione “Eu gostaria que meu site fosse privado, visível apenas para mim“.

Ajustes finais

Uma vez que tudo foi concluído, assim como a importação do conteúdo, verifique se tudo foi transferido perfeitamente. Se precisar de algum ajuste, faça! Seja com imagens ou links.

Tenha em mente que seu tema não estará na sua nova plataforma. Os temas do WordPress.com não são transferidos para WordPress.org e vice-versa, então você pode escolher um tema gratuito, comprar um pronto ou até encomendar um personalizado. São gastos necessários que, acreditem em mim, vão valer a pena no futuro.


Mudar do WordPress.com para o WordPress.org | MCarolina.com.br

É isso! Parece muita coisa no início, mas com muita paciência, atenção aos detalhes e uma xicara de café (haha), não precisará se preocupar com isso novamente. Não tenha medo de perguntar, tirar dúvidas, pesquisar e muito! Mal posso esperar para ver seu site em perfeito funcionamento no WordPress.org

Cupom Nuvem Hospedagem | MCarolina.com.br

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


2 comentários

  • Estou nesse processo de mudança do meu blog, seu post me ajudou muito! Você saberia me indicar sites que vendem template para blog wordpress?

    • Tem o creative market, que vende layouts lindos. Agora para personalizados, eu faço para WordPress, tem a Ana Flávia (que tá no meu blogroll).