Posts Populares
12
jun
2017

Como deixar as imagens prontas para Web (e para o SEO!)


Falando sobre: Tutoriais
Como ter as imagens prontas para web (e para o SEO!)

Foto por: Pineapples

Olha eu aqui de novo com mais uma dica sobre SEO e sobre imagens. É engraçado que tudo que eu compartilho aqui com vocês é algo que eu estou aprendendo ou algo que já aprendi. Porque todo conhecimento deve ser compartilhado! Eu ainda tenho uma lista enorme de coisas para “ensinar”, então fiquem ligados aqui no blog.

O que já teve aqui no blog?

Hoje eu não vou falar apenas como você deve utilizar as imagens na internet, também vou dar umas dicas de como otimizar as imagens para o tão temido SEO. São dicas necessárias porque sempre existe a frustação quando mesmo depois de aprender a utilizar a câmera, encontrar a luz perfeita, as imagens não saem como você espera. O que estamos fazendo de errado? Embora a sua estratégia de composição para tirar fotos seja perfeita, o problema está na forma como você exporta as suas fotos para fazer parte do seu blog.

Escolha um software

Muitos, inclusive eu, utilizam o Photoshop como software de edição de fotos. Para os usuários do Photoshop eu super recomendo utilizar o recurso de Salvar para Web (Arquivo). Não precisa deixar a foto em 100% de qualidade, pense no tamanho que essa imagem vai ter e se ela vai demorar para carregar no seu blog (isso afeta no SEO também).

Lembre-se também da dica de renomear as imagens, quando for salvar, com o título do seu post. Vai ficar mais fácil de encontra-las quando alguém estiver procurando um conteúdo especifico.

Outro programa também da Adobe, é o Lightroom, que é mais dedicado para fotografia, com muitos recursos de configuração. Além disso, ele organiza, renomeia e redimensiona as imagens de maneira muito simples. Alô Adobe, me patrocina!

Se você não tiver nenhum desses programas, siga essas dicas:

  • renomear as fotos com o título do seu post
  • pensar no tamanho que a imagem vai ter no final

Mantenha o padrão

Falando ainda sobre o tempo de carregamento, não adianta publicar em seu blog a sua foto exatamente como sai da câmera. Pense que se ela tiver uma largura muito grande, vai afetar (E MUITO!) o tempo de carregamento do seu blog, tornando-se inconveniente e cansativo para seus leitores. Uma solução muito simples é reduzir o tamanho da imagem quando for exportar/salvar.

Apesar de não existir um tamanho “perfeito” para todos, tenha certeza que está exportando suas imagens com a largura e altura adequadas. Por exemplo, todas as imagens do blog têm uma largura de 700px. Eu pretendo aumentar um pouco para que quando você acessar por um tablet ou celular, as imagens ainda fiquem perfeitas. Conheça a área que você está trabalhando e adapte as imagens para ela.

E quando for criar para as redes sociais, fique atento nas medidas que cada um aceita! Além disso, lembre-se que algumas redes sociais têm limite para tamanho de arquivo.

Considere a resolução

Quando maior a resolução da sua foto, mais pixels ela terá e melhor será a sua qualidade. No entanto, as imagens com uma resolução muito alta, fará com que seu blog leve uma eternidade para carregar. Para que esteja tudo certo, exporte com uma resolução de 72dpi (pontos por polegada). Suas imagens ainda estarão lindas e carregarão corretamente.

Não se preocupe tanto com a cor

Embora a cor seja um ajuste extremamente importante ao exportar uma imagem para impressão, as imagens na web são menos complicadas. Apenas exporte a foto em cores RGB! Você realmente não precisará usar CMYK porque é destinado para a impressão e é muito mais específico.

Como ter as imagens prontas para web (e para o SEO!)

As dicas de hoje com as dicas que eu já dei para vocês, tornarão seu blog muito mais otimizado. E você? Tem alguma dica para compartilhar? Comenta ai!

Cupom Nuvem Hospedagem | MCarolina.com.br

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *