Posts Populares
03
maio
2017

Escreva por vontade e não por obrigação


Falando sobre: BlogPessoal
Escreva por vontade e não por obrigação | MCarolina.com.br

Uma das primeiras coisas que eu percebi enquanto fiquei sem postar nada aqui, foi que eu tornei o meu blog em algo cansativo. Como se cada post estivesse aqui por obrigação. Tinha que cumprir o “prazo” que eu mesma estipulei. Os posts teriam que ser três vezes por semana em horário X. Acredito que essa pressão que eu exercia em mim foi um dos motivos que me afastou do blog. Cumpria o meu prazo, mas os posts não eram de qualidade.

Perceber isso foi uma das melhores coisas que eu fiz. E ainda bem que fiz antes de voltar, para ter a consciência tranquila e ter a noção de que tudo bem se eu não postar neste dia, nesta hora. Eu tenho que manter o blog atualizado? Tenho sim, mas isso não quer dizer que devo escrever em algum dia ruim ou em que estiver cansada. Acho que todos devemos fazer essa reflexão algum dia. Não serve apenas para a escrita. A partir do momento que você torna algo que você gosta em obrigação, deixa de ser saudável.

O principal ponto a ser considerado quando está escrevendo por obrigação, é a qualidade dos posts. Você já deve ter lido algum post, artigo, qualquer coisa que parece ter sido mal feito, com má vontade. Por mais que a pessoa que escreveu tenha paixão pelo que faz, escrever aquele texto específico não era a sua vontade.

Escrever por vontade é transformar o que você sente em palavras, é transmitir a sua ideia para o próximo.

Quando estiver escrevendo, para o seu blog mesmo, pense em qualidade e não quantidade. Não adianta postar todo dia se os posts parecem mal feitos, sem pé nem cabeça, confusos. Se você escrever de verdade, o seu leitor vai querer mais, tornando-se um leitor fixo.

Um fator a ser considerado, é o número de pessoas que esse post vai atingir. Quando alguém estiver lendo o seu blog, se o conteúdo for bom, a pessoa vai querer que outras pessoas conheçam o seu blog, e outras pessoas apresentarão para outras pessoas e por aí vai.

Por isso, para finalizar esse post que tem mais cara de reflexão, eu vou dizer para vocês: Sentem, pensem no que escrever, escreva sobre o que gosta e não só porque está na moda. Produza conteúdo de qualidade. Se não saiu como queria? Começa de novo! A qualidade gera quantidade de leitores. Isso eu tenho certeza! Até a próxima <3

Você também pode gostar:

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


14 comentários

  • Oie, concordo em alguns pontos do seu texto.
    Acho que ter uma quantidade de posts semanais é fundamental para o sobrevivência do mesmo.
    Sempre tento organizar meus dias para escrever postagens para meu blog.
    Obviamente que diariamente não rola, Mas pelo menos 4 vezes por semana tem novidade. O que me ajuda mesmo é não ter hora para postar.
    Acho que essa coisa de ter horário para coloca rum post no ar é muito pressão.
    Temos que bloggar porque gostamos né? Já começa por ai 😉
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    • Sim, concordo com o que você disse, Helana. A frequência é um dos pontos importantes dos blogs. Mas uma coisa é frequência, outra é horários fixos, assim como você disse. Obrigada pelo carinho.

  • Você deixou totalmente claras ideias que tenho tido há um bom tempo.
    Estava há 5 meses sem postar no meu blog por esse e outros motivos, obrigada por este post.

    • Oi, Allana. Eu que agradeço, é sempre bom compartilhar ideias e ver que as outras pessoas tem o mesmo pensamento.

  • Eu super tenho que concordar contigo em tudo rs. Teve uma época em que eu deixei de lado a diversão e os sentimentos e foquei somente em produzir, produzir, produzir, mas chega um momento em que a gente se dá conta de que não é bem por aí. Temos que fazer aquilo que nos dá vontade, escrever sobre o que nos cerca sem ser por obrigação. No fim, dá tudo certo. Amei teu post ♥

    • Concordo com tudo que você disse, Kelly. Produzir sem parar, além de cansar, torna o conteúdo ruim/cansativo. Obrigada pelo carinho.

  • Sabe menina, eu sou super fã do cronograma de postagens, mas também apoio muito o que tu falou no seu post. Detesto começar a sentir que é uma obrigação, ter que “aff preciso postar no blog”. O que eu busco fazer para conciliar os dois jeitos é adiantar conteúdo, pra ter coisas agendadas e, com isso, quando bate aquele desânimo não precisar me desesperar. xD

    Beijos

    • Sim, eu gosto muito de programar posts. Mas quando se torna uma obrigação deixa de ser tão legal. Por exemplo, sempre publico na quarta, mas se na quarta não deu, posso publicar quinta ou até não publicar. Não adianta atropelar as tarefas, né? Beijos

  • eu passei por um bloqueio tão grande que fiquei 2 meses sem usar o blog, e era bem isso eu ficava me forçando a escrever algo e nada vinha, então precisei dar um tempo pra minha cabecinha e aqui estou de volta, escrevendo com vontade, por que eu quero e sendo feliz haha (a maior parte do tempo).

    Blog Entre Ver e Viver

    • Eu passei por uma longa pausa também, Carol. Não adianta forçar a escrever, nem deixar de fazer outras coisas. As outras coisas da minha vida, acabaram tomando um tempo muito grande na minha vida. Obrigada, beijos.

  • Ahhhh concordo plenamente! Tudo que vira obrigação deixa de ser legal ou prazeroso. Por isso que eu tento sempre estar inspirada pra escrever! Não gosto de fazer posts por fazer, gosto de me jogar, rsrs. Ótimo post!

    • Obrigada! É ótimo quando as pessoas sentem como a gente, pensam como a gente. Mostra quem nós realmente somos, né.

  • Nossa, isso é muito verdade. Esse mês de maio esta impossível sentar e escrever com qualidade, então preferi nem forçar a barra. Quando a vua se acalmar por aqui eu volto