Posts Populares
24
maio
2017

Guia do Iniciante SEO: 4 coisas que você pode fazer agora


Falando sobre: Tutoriais

Quando eu comecei a ter um blog, assim mais profissional, vi uma palavra que me chamou muita atenção: SEO. Afinal, o que raios é SEO? E qual a diferença que isso vai fazer no meu blog? Assim como eu, você dever ter essas perguntas na sua cabeça. Mas não é tão complicado quanto parece e vai trazer uma melhora muito grande para o seu blog.

Guia do Iniciante SEO: 4 coisas que você pode fazer agora | MCarolina.com.br

Foto via: Visualhunt

Além de se construir socialmente para conquistar o seu público, é preciso também ter uma estratégia de otimização de pesquisa. É nessa hora que o SEO entra! SEO significa Search Engine Optimization. É um conjunto de técnicas que possuem o objetivo de otimizar o seu site para obter melhores resultados orgânicos no Google. Traduzindo: é uma técnica para você ser encontrado nos motores de buscar (Google, Bing, etc.) e aumentar o número de visitantes do seu site.

Tudo vai depender das palavras que você utilizar como palavras-chave. Por exemplo: se você usar a palavra “ moda”, vai ser praticamente impossível encontrar o seu blog. Mas se você for mais específico no tema, vai ter uma classificação muito mais alta.

Pesquisa de Palavras-Chave

Conheça o seu público. Use o Google Trends, por exemplo, para identificar quais são as palavras-chave mais usadas para algum tema do seu nicho. Encontre palavras que sejam populares e escreva sobre elas em seu post. Uma das áreas mais importantes são os títulos, seja o principal do post, ou os títulos internos (como h1, h2).

Escreva Frequentemente

Escreva um conteúdo interessante e com qualidade, que seus leitores vão querer ler e compartilhar. Sinta-se livre para usar imagens, vídeos, listas e outras formas de mídia que trarão mais interesse para o post. Ah, e não economize nas palavras, quanto maior e com mais palavras-chave, melhor.

Também não se esqueça de deixar o conteúdo fácil de compartilhar. Você pode usar os botões de compartilhamento, plugins, etc.

Destaque-se com o SEO

Depois que você escreveu um post digno de muitos compartilhamentos, é a hora de preparar o seu site para o SEO. A maneira mais simples é instalando um plugin que eu amo muito e uso aqui no blog: o Yoast Seo. Ele vai te orientar em todas as etapas. Se você não tiver o plugin ou se seu blog não for WordPress, sempre inclua palavras-chave nos títulos, tenha uma url amigável e que seja fácil para memorizar. E não se esqueça das tags alt nas imagens!

Tenha o seu público

Escrever um bom conteúdo é excelente para o SEO, mas você precisa divulgar o seu post em todas mídias sociais e também é muito bom ter um público que lê e compartilha o que você escreve. Quanto mais o seu post for divulgado, seja por você ou compartilhamentos, mais o Google (e outros mecanismos) vai valorizar o seu conteúdo e levar para a primeira página.

Guia do Iniciante SEO: 4 coisas que você pode fazer agora | MCarolina.com.br
Guia do Iniciante SEO: 4 coisas que você pode fazer agora | MCarolina.com.br

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês, nem que seja um pouco, sobre o que seria o SEO. Pretendo compartilhar tudo o que aprendo com vocês, ou seja, teremos muitas dicas para blogueiras aqui. Fiquem atentos! Ah, e compartilha esse post para mais pessoas aprenderem dicas sobre SEO.

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


6 comentários